quarta-feira, 13 de julho de 2011

Denúncias de coação em eleição em Magé


Por Bruno Rohde

Eleição municipal em Magé parece ser sinônimo de polêmica. Uma fiscalização do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ) encontrou indícios de irregularidade na campanha do candidato a prefeito do município Werner Saraiva (PT do B). Os agentes inspecionaram o município por dois dias. A documentação com os detalhes do que foi constatado será encaminhada ao Ministério Público Estadual.
Segundo as denúncias de moradores, funcionários do município estariam sendo forçados a trabalhar na campanha de Werner Saraiva. Os servidores que discordam da conduta estariam sendo ameaçados de demissão. Werner é apoiado pelo atual prefeito, Anderson Cozzolino, irmão da prefeita cassada Núbia Cozzolino.
Magé terá eleição para prefeito no próximo dia 31. O TRE marcou o pleito suplementar depois que Núbia Cozzolino e Rozan Gomes — prefeita e vice-prefeito eleitos em 2008 — tiveram seus mandatos cassados, por abuso de poder político, econômico e uso indevido de meios de comunicação.

Professores na berlinda

Na segunda e sexta-feira, os fiscais do TRE estiveram na Secretaria de Saúde, na Secretaria de Educação, numa creche e em seis postos do Programa de Saúde de Família. Três funcionários do município confirmaram que estão sendo coagidos a trabalhar na campanha de Werner Saraiva. Isso incluiria fazer divulgação nas ruas e promover reuniões para conseguir votos para o político.
Segundo o coordenador de Fiscalização de Propaganda Eleitoral em Magé, Wagner Leandro Rabello Júnior, na Secretaria de Educação, foram apreendidos 1.500 questionários respondidos por professores que passaram por processo seletivo no município. Uma das perguntas era: "O que você acha do profissional que trabalha em campanha política?" Também foi apreendida documentação contendo dados de servidores como número do título de eleitor, zona eleitoral e seção em que eles votam.
Procurado, Werner Saraiva preferiu não se pronunciar.

Fonte: Jornal Extra

Nenhum comentário:

Postar um comentário