quinta-feira, 30 de junho de 2011

Tentativa de desestabilização política

A eleição em Magé será mantida, mas recebo vários emails de moradores falando o contrário. Relembro a todos que de acordo com TRE eleição está programada para o dia 17 de julho.

A "corja"que está tentando ficar no poder tem tentado de todas as maneiras desestabilizar a campanha dos concorrentes. Depois de forçar seus funcionários comissionados a recolher nomes com títulos eleitorais e comemorar a vitória antecipadamente com grande queima de fogos e carros de som, agora eles estão espalhando a notícia que não haverá eleição em Magé porque o TSE cancelou o pleito. Isso é só mais uma tentativa de desestabilização política.

Como disse o amigo Elizeu Pires em seu Blog "O que existe em Magé é uma forte corrente pela desestabilização. Quem está temporariamente no poder percebeu sua fragilidade e trabalha para que o povo não volte às urnas numa eleição suplementar, pois sabe que o risco de derrota é grande. Vocês acham que se o clã que governa o município estivesse confiante numa vitória nas urnas teria festejado essa liminar concedida a uma Câmara aliada, cega, surda e muda quando se trata de encostar o governo na parede? "

Aos amigos comissionados pergunto se vocês concordam a irem para inaugurações e showmícios obrigados a aplaudir todas as besteiras proferidas aos berros nos palanques? E a obrigação de correr de casa em casa para conseguir um grande número de pessoas dispostas a fornecer o nome e título na tentativa de arrumar mais eleitores?

Nesse último fim de semana presenciei cenas dignas de filme. Durante a caminhada do candidato Nestor Vidal, os "capangas" da "corja" vigiaram de perto, seguindo todo o percurso, com olhares ameaçadores e gritos ofensivos para os que participavam da campanha.  Se não fosse o apoio da Polícia Militar acho que o pior teria acontecido.
Quando há na rua alguém fazendo campanha para outro candidato, os carros de som do clã passam proferindo palavras ameaçadores e ofensivas a essas pessoas pelo microfone.

Que democracia é essa? Não estamos mais no tempo do Coronelismo!

Como prêmio a esses amigos relembro que o próprio prefeito Anderson Cozzolino, o Dinho, se comprometeu a substituir os funcionários comissionados que ocupem cargos de administração direta por funcionários aprovados em concurso. Confira o documento assinado no link abaixo:


Esse documento foi assinado por ordem do Ministério Público pois o atual governo gostaria de usar esse trunfo por mais algumas décadas: A principal arma desse clã são os votos dos comissionados, das pessoas sem instrução que eles convencerem e dos parentes que não querem ver os seus desempregados.

Amigos Mageenses, a justiça está em suas mãos....

segunda-feira, 27 de junho de 2011

“Uma confissão explícita de desespero, de medo das urnas”

"É dessa forma que está sendo vista por lideranças políticas e comunitárias de Magé a comemoração ostensiva feita nas ruas de Mauá, Piabetá e Fragoso por membros da família Cozzolino, do governo interino, vereadores e o candidato a vice-prefeito Valdeck Ferreira de Matos na noite de sexta-feira, depois que começou a circular na cidade a notícia de que a eleição suplementar marcada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) para a escolha do novo prefeito no dia 17 de julho, havia sido cancelada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Carros de som da campanha do candidato apoiado pela família Cozzolino, Werner Saraiva (PTdoB) começaram a circular noticiando o “cancelamento” e fogos de artifício e discursos contra o pleito passaram a ser ouvidos. A comemoração se deu por conta da apreciação de um mandado de segurança impetrado pela mesa diretora da Câmara de Vereadores contra o ato do TRE que marcou a eleição direta. Os vereadores querem eleger o novo prefeito de forma indireta. A justificativa é considerada juridicamente “muito fraca” por especialistas em direito eleitoral e pode ser derrubada a qualquer momento.
“O argumento usado no mandado de segurança impetrado pela Câmara de Vereadores não se sustenta. É tão frágil que custo acreditar que o presidente da Casa tenha conseguido um advogado para impetrá-lo. Não sei que decisão de fato foi tomada, até porque nada foi publicado, mas o que posso dizer que essa eleição não foi cancelada”, afirmou um especialista.
A campanha continuou no sábado sem o candidato apoiado pela família Cozzolino, Werner Saraiva, que tem como vice o ex-vereador Valdeck, que teve o mandato cassado em 2009 por prática de crime eleitoral, Os candidatos Nestor Vidal (PMDB), Álvaro Alencar (PT) e Genivaldo Ferreira, o Batata (PPS) foram para as ruas normalmente. Na manhã de sábado, em Mauá, houve um começo de conflito, quando militantes da campanha de Werner, com um carro de som, tentaram interromper uma caminhada do candidato Nestor Vidal, gritando que a eleição havia sido cancelada. A polícia foi acionada e os baderneiros foram tirados de ação.
Para algumas lideranças comunitárias, políticas e religiosas de Magé, o que está acontecendo no município é uma revolta do poder contra o estado democrático de direito, com a instituição do medo, das pressões e desrespeito pela sociedade, por parte dos que querem se manter no controle do município a qualquer custo.
                “A decisão da Justiça marcando uma nova eleição encheu o povo de esperanças, mas reuniu os donos do poder na cidade numa missão única, a de impedir que a vontade do povo seja expressa nas urnas. A comemoração de uma liminar concedida com  base num mandado de segurança que advogados dizem que não se sustenta, mostra perfeitamente que os que não querem eleição estão usando uma medida judicial que pode ser derrubada a qualquer momento, para dizer que o pleito foi cancelado. Não vejo essa festa como sinal de força, mas sim de fraqueza. Não há o que festejar. A não ser que essa seja a única vitória que o grupo veja como possível de conquistar”, entende o cientista político, Walmir Ranaldi, que acompanha a situação de Magé desde a eleição de 2008, quando Núbia Cozzolino, apesar de todos os escândalos, foi reeleita com 51% dos votos válidos."
 
Fonte: 

sábado, 25 de junho de 2011

Notícias sobre as eleições em Magé

Notícias sobre as eleições em Magé

Diante do tumulto que se instalou em Magé ontem, com a queima de fogos e carros de som passando pelas ruas comemorando a vitória do atual governo, entrei no Blog do Elizeu e obtive as respostas para minhas dúvidas. Vai ter eleição SIM! O que aconteceu foi a apreciação de um mandado de segurança impetrado pelo presidente da Câmara de Vereadores, Leonardo da Vila, pedindo o direito de os vereadores elegerem o prefeito indiretamente.

Maiores detalhes acessem: http://www.elizeupires.com/

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Exemplo de como se faz Política - Suécia

Reprodução da carta de Gil Cordeiro Dias Ferreira - Publicada no Jornal O Globo.

 Recebi por email essa excelente carta publicada no Jornal O Globo com mais um cidadão revoltado com a política nesse País.

Que venha o novo referendo pelo desarmamento. Votarei NÃO, como da primeira vez, e quantas forem necessárias. Até que os Governos Federal, Estaduais e Municipais, cada qual em sua competência, revoguem as leis que protegem bandidos, desarmem-os, prendam-os, invistam nos sistemas penitenciários, impeçam a entrada ilegal de armas no País e entendam de uma vez por todas que não lhe cabe desarmar cidadãos de bem.
Nesse ínterim, proponho que outras questões sejam inseridas no referendo:
Voto facultativo? SIM! Apenas 2 Senadores por Estado? SIM! 
Reduzir pela metade os Deputados Federais e Estaduais e os Vereadores? SIM!
Acesso a cargos públicos exclusivamente por concurso, e não por nepotismo? SIM! 
Reduzir os 37 Ministérios para 12? SIM! 
Cláusula de bloqueio para partidos nanicos sem voto? SIM! 
Fidelidade partidária absoluta? SIM! 
Férias de apenas 30 dias para todos os políticos e juízes? SIM! 
Ampliação do Ficha-limpa? SIM!
Fim de todas as mordomias de integrantes dos três poderes, nas três esferas? SIM! 
Cadeia imediata para quem desviar dinheiro público? SIM!
Fim dos suplentes de Senador sem votos? SIM! 
Redução dos 20.000 funcionários do Congresso para um terço? SIM!
Voto em lista fechada? NÃO! 
Financiamento público das campanhas? NÃO! Horário Eleitoral obrigatório? NÃO!
Maioridade penal aos 16 anos para quem tirar título de eleitor? SIM!
Um BASTA! na politicagem rasteira que se pratica no Brasil? SIM !!!!!!!!!!!

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Magé terá nova eleição para Prefeito

Conforme noticiou Berenice Seara e Felipe Sales na coluna "Extra, Extra" do Jornal Extra Magé terá nova eleição para prefeito.

" A terra dos Cozzolino terá nova eleição para Prefeito, conforme decisão no dia 09/06 do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ)

Segundo a juíza Ana Tereza Basílio , a eleição será possível - conforme pedido do Ministério Público Eleitoral - porque a cassação da prefeita Núbia Cozzolino e seu vice, Rosan Gomes da Silva, aconteceu no primeiro biênio dos mandatos.

A nova eleição em Magé acontece até segunda quinzena do mês que vem."

Eita dor de cabeça heim Dinho?

Peço encaricidamente aos moradores de Magé que pensem muito ao votar nessa eleição. O TRE e o Ministério Público estão fazendo sua parte e nós deveremos fazer a nossa. Não adianta reclamar ficando de braços cruzados vendo tudo acontecer e não tomar nenhuma atitude! Agora se você é um puxa-saco e está ganhando muito dinheiro mesmo sendo desqualificado para a função que ocupa seus dias de mordomia podem estar contados. Se você ainda não fez seu pé-de-meia, sugiro que venda seu carrinho zero-kilômetro e use como Seguro-desemprego.

Abraços e até as eleições!